As situações de brincadeira livre na sala funcionam como motor para novas aprendizagens.
A matemática surge na nossa sala de diferentes formas: por meio das brincadeiras do dia-a-dia, das histórias ou de situações que acontecem em sala.
A M. conta os bonecos antes de lhes cantar os parabéns |
O M. organiza os carros que estão no chão. |
Depois de ouvirmos a história "Os três ursos" queremos fazer o desenho do urso grande, do urso médio e do urso pequeno.
|
O educador assume um papel importante nas situações do dia-a-dia, apoiando as descobertas da criança e proporcionando situações desafiantes de acordo com o interesse e o desenvolvimento do grupo.
Numa conversa da manhã em que falávamos sobre os passeios de fim-de-semana, as idas ao parque e à praia a M.J partilhou que foi à praia com a mãe e o pai e que comeu um gelado. A M.B. disse que também gosta muito de gelados.
E se fizessemos gelado?!
Mas gelado de quê? Conversamos e a Mónica disse que podíamos ir comprar fruta para fazer o gelado na loja ao pé da escola. Depois de enumerarmos muitas frutas decidimos escolher entre 3: manga, morango e banana.
Para escolhermos o sabor do gelado e sabermos que fruta comprar combinamos que cada um tinha uma peça de lego e colocaria na imagem da fruta que queria para fazer o gelado: gelado de manga, gelado de morango e gelado de banana.
Cada um esperou pela sua vez para dar a sua opinião... atentos observávamos a fruta que cada um escolhia.
Depois de todos termos escolhido ficamos com três "torres". Contamos quantas peças existiam em cada torre e percebemos qual a torre grande, a média e a pequena. Vamos "comprar morangos", disse a A. e o V. explicou "é a torre grande."
Registamos as nossas descobertas, comunicamos aos amigos e fomos às compras.
Depois contamos tudo sobre a nossa ida às compras e sobre o gelado.
Sem comentários:
Enviar um comentário