sábado, 26 de novembro de 2016

O Museu da Farmácia veio à escola!

Na sexta-feira o Museu da Farmácia veio à nossa escola falar-nos de micróbios, da importância de lavarmos as mãos e de como estas devem ser lavadas! 


A Isabel e a Ana do Museu da Farmácia explicaram-nos que micróbios são organismos muito pequeninos que só podem ser visto ao microscópio. Os micróbios podem ser vírus ou bactérias. Há micróbios que fazem bem ao nosso corpo mas também há micróbios que nos causam doenças.

Para os conhecermos melhor, a Isabel e a Ana trouxeram-nos peluches com as suas formas.



Conhecemos o vírus da tosse, da constipação, da dor de garganta e da dor de ouvidos, da gripe... 


Percebemos que os micróbios podem entrar no nosso corpo através da boca, do nariz, dos ouvidos ou por alguma ferida que possamos ter...  Para evitar que os micróbios entrem no nosso corpo devemos desinfetar as feridas, não colocar as mãos no nariz e na boca e devemos sempre lavar bem as mãos, principalmente, quando vamos à casa-de-banho ou antes das refeições. 


E como é que se lava bem as mãos? Fomos descobrir! 



Devemos esfregar bem as mãos e lavar bem entre os dedos e não nos podemos esquecer do colocar sabonete porque só a água não tira os micróbios das nossas mãos.

Depois de aprendermos a lavar bem as mãos fomos fazer sabonete... Primeiro vimos a glicerina que foi preciso derreter...


Depois de derretida, colocamos um cheirinho a morango e corante vermelho...



Colocamos o sabonete em formas, quando arrefeceu tiramos da forma e colocamos dentro de saquinhos para levarmos para casa. 



Adoramos receber o Museu da Farmácia na nossa sala e fizemos muitas descobertas importantes para o projeto dos micróbios que está a ser desenvolvido em sala. 



Sem comentários:

Enviar um comentário