Como referem
Neves e Silva, 2015 “A correspondência escolar é uma das componentes utilizadas
e desenvolvidas pelos docentes do Movimento da Escola Moderna (MEM) para, entre
outras, desenvolver a compreensão das crianças/alunos acerca da funcionalidade
e do verdadeiro sentido da escrita, bem como para impulsionar actividades em
contexto de sala de actividades/aulas (…)”
Na nossa sala fazemos correspondência com a sala da Rita e da Bárbara e na 2ª feira recebemos mais uma carta!
Enquanto líamos a carta e víamos o que nos enviaram, encontramos um desenho com um polvo e o nome de quem o tinha feito!
A pergunta surgiu: "O que está aí escrito?"
"É Luísa" - diziam alguns
"É polvo porque está aí um polvo desenhado." - disseram outros
Combinamos então deixar estas descobertas para a nossa tarde de descobertas da escrita!
No dia, em grupo pensamos sobre esta questão: cada um contribuiu com os seus saberes para uma construção cooperada de aprendizagens!
Rapidamente percebemos que não era "polvo" que estava escrito...
Encontrando diferentes estratégias foi unânime que seria Luísa!
Em conjunto fomos descobrir como se escreve "polvo". O conhecimento de cada um contribui para os saberes de em grupo que juntos vão mais além!
Pensamos nos sons das letras, partimos das letras que já conhecemos por fazerem parte do nosso nome ou do nome de alguém que gostamos muito, juntamos as letras e chegamos ao resultado final!
Analisamos ambas as palavras e percebemos que apesar de terem o mesmo número de letras, Luísa tem 3 bocadinhos (silabas) e polvo tem 2.
Mas não foi só a palavra "polvo" que descobrimos com a letra "p"... Descobrimos mais palavras e fizemos uma lista de palavras começadas por "p"
Mas nesta carta não encontramos só desafios de escrita mas também um jogo!
Os meninos da sala da Rita e da Bárbara partilharam connosco o jogo dos arcos que gostam muito de fazer. No dia de jogos sociais, relemos as instruções do jogo, procuramos o material necessário e montamos o percurso, fizemos equipas e começamos o jogo!
As aprendizagens são muito mais significativas quando partilhadas e vividas com sentido!
Enquanto líamos a carta e víamos o que nos enviaram, encontramos um desenho com um polvo e o nome de quem o tinha feito!
A pergunta surgiu: "O que está aí escrito?"
"É Luísa" - diziam alguns
"É polvo porque está aí um polvo desenhado." - disseram outros
Combinamos então deixar estas descobertas para a nossa tarde de descobertas da escrita!
No dia, em grupo pensamos sobre esta questão: cada um contribuiu com os seus saberes para uma construção cooperada de aprendizagens!
Rapidamente percebemos que não era "polvo" que estava escrito...
Encontrando diferentes estratégias foi unânime que seria Luísa!
Em conjunto fomos descobrir como se escreve "polvo". O conhecimento de cada um contribui para os saberes de em grupo que juntos vão mais além!
Pensamos nos sons das letras, partimos das letras que já conhecemos por fazerem parte do nosso nome ou do nome de alguém que gostamos muito, juntamos as letras e chegamos ao resultado final!
Analisamos ambas as palavras e percebemos que apesar de terem o mesmo número de letras, Luísa tem 3 bocadinhos (silabas) e polvo tem 2.
Mas não foi só a palavra "polvo" que descobrimos com a letra "p"... Descobrimos mais palavras e fizemos uma lista de palavras começadas por "p"
Mas nesta carta não encontramos só desafios de escrita mas também um jogo!
Os meninos da sala da Rita e da Bárbara partilharam connosco o jogo dos arcos que gostam muito de fazer. No dia de jogos sociais, relemos as instruções do jogo, procuramos o material necessário e montamos o percurso, fizemos equipas e começamos o jogo!
As aprendizagens são muito mais significativas quando partilhadas e vividas com sentido!
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