segunda-feira, 1 de maio de 2017

"Pode ajudar-nos e pôr uma passadeira mais perto da nossa escola?"

Depois de recebermos a visita da equipa da PSP da Escola Segura na nossa sala para responder a algumas questões, combinamos uma saída à comunidade para falarmos de como devemos andar em segurança nos passeios e quais os cuidados a ter ao atravessar a estrada.

Em conjunto com este equipa, resolvemos ir ao parque. Saímos da nossa escola e  fomos pelo passeio até à passadeira mais próxima.


A Tânia, agente desta equipa, explicou-nos que no passeio devemos ir sempre junto ao muro ou à parede e de mão dada aos nossos pais ou amigos.


Chegados à passadeira, observamos o local e conversamos sobre o que vimos: 
"A passadeira é muito grande." (J.J.)
"A passadeira tem semáforos. Quando está verde nós podemos passar, quando está vermelho temos que esperar." (S.A.)
"Esta estrada tem sempre muitos carros." V.S.


Falamos de aspetos importantes a ter em conta no momento de passar a passadeira e quando o semáforo ficou verde para nós, atravessamos...


Foi no parque que conversamos mais calmamente sobre todos os aspetos a ter em conta para atravessar a passadeira em segurança, colocamos as nossas duvidas e relatamos as nossas experiências.



Sabiam que quando atravessamos a passadeira não devemos ir a conversar mais sim com muita atenção à estrada? Nas passadeiras também não podemos brincar, saltar ou correr porque podemos cair. 

E quando uma passadeira não tem semáforos, o que devemos fazer?
É muito importante pararmos sempre na passadeira, olhar para a esquerda, depois para a direita e novamente para a esquerda. Se não vier nenhum carro ou os carros pararem podemos atravessar. 

Percebemos também  que junto da nossa escola não existia nenhuma passadeira e que tínhamos que andar muito até encontrar a passadeira mais próxima. 

Depois de falarmos sobre quais os comportamentos a adoptar para estarmos em segurança, fomos brincar no parque.


Foi tempo de voltarmos para a escola e de dizemos "até ja" a esta equipa que nos acompanhou e nos ajudou a ficar a saber mais sobre este tema!



Já na escola, depois de registarmos todas estas descobertas, estivemos a pensar sobre a problemática de não existir uma passadeira perto da nossa escola e o que poderíamos fazer. 


Depois de várias sugestões, a V. disse que podíamos "pôr uma passadeira perto da nossa escola" "porque assim ficamos menos cansados e mais felizes " acrescentou o João. 

Foi assim, que decidimos escrever uma carta ao presidente da Junta de Freguesia de Alvalade e pedimos-lhe ajuda para resolver o nosso problema.


Seguimos até ao marco do correio e pelo caminho explicamos a quem encontramos para quem era aquela carta.



Crescemos com o sentido que somos cidadãos ativos na mudança da sociedade em que estamos inseridos, reconhecendo-nos um papel interventivo e participativo. Assim, aguardamos uma resposta e uma passadeira mais perto da nossa escola.

Mais uma vez, obrigada à equipa da PSP da Escola Segura por nos acompanharem e nos ajudarem!

domingo, 30 de abril de 2017

À descoberta do jardim zoológico

O jardim zoológico é um lugar de encantos e descobertas, a cada passo o nosso olhar arregala-se... Foi com um entusiasmo contagiante que fomos visitar o jardim zoológico e que passamos aqui o dia... 


Tantas foram as descobertas e as aprendizagens nesta viagem pelo jardim zoológico...

Encontramos a arara que com o seu bico forte consegue partir uma casca de noz para comer...



Descobrimos que o tigre está no jardim zoológico para ser protegido porque as pessoas querem ficar com a sua pele...



Sabiam que o leão marinho consegue sentar-se graças às suas barbatanas mas a foca não...


Quando há um bebé gorila, o pai gorila protege o bebé batendo com as mãos no peito para mostrar que é muito forte.



Sabiam que os elefantes tomam banho de lama para se protegerem do sol? A lama é o seu protetor solar...


Adoramos observar as girafas com o seu pescoço enorme...

Já viram quem anda a baloiçar nas cordas e nos ramos das árvores?


O nosso piquenique..



A nossa visita continua.. leões, rinocerontes, hipopótamos, flamingos, zebras, ursos...


 Terminamos com o espetáculo dos golfinhos! 



Neste dia chegamos à escola cansados mas com muitas histórias para contar!

Adoramos o nosso dia no jardim zoológico!

quarta-feira, 26 de abril de 2017

Os lobos

No diário a S. disse que queria fazer um projeto sobre os lobos porque queria descobrir onde é que viviam os lobos.

Um pequeno grupo se juntou à S. e depois de fazermos o levantamento do que sabemos e queremos saber sobre os lobos, começamos a nossa pesquisa. 



Descobrimos que os lobos vivem nas florestas ou nas montanhas e que vivem em família, a alcateia. 
Sabiam que os lobos estão em perigo por causa das pessoas? Depois destas e de outras descobertas convidamos a sala da Carmo e a Sala do 1º ciclo para assistir à comunicação do projeto...


  

No final, ouvimos os comentários dos nossos pares e respondemos a perguntas que surgiram. 


Os momentos de comunicação são sempre momentos muito significativos uma vez que “a comunicação tem uma dupla função. Em primeiro lugar, pode ser-lhe atribuída uma função cognitiva, que surge quando se pede às crianças que falem das suas acções ou experiências. (…) Em segundo lugar, a comunicação desempenha uma função social, em que a comunicação é partilhada e divulgada em benefício da comunidade do grupo e para ser publicamente examinada (Folque: 2014, p. 61.)  A comunicação é uma componente central da pedagogia do MEM, constituindo um meio de desenvolvimento social e cognitivo (Niza, 1998)." 

segunda-feira, 17 de abril de 2017

O piquenique da primavera!

No diário o D. escreveu que queria fazer um piquenique da primavera com os amigos! Assim, resolvemos combinar com as restantes salas e organizar um piquenique no parque e uma manhã com muitas brincadeiras! 


Começamos por fazer uma caça aos ovos...




Depois foi tempo de muitas brincadeiras com os nossos amigos... Dávamos balanço para que o baloiço voasse mais alto, fizemos fogueiras de paus e ervas, brincamos aos super heróis... A nossa imaginação foi o mote para muitas brincadeiras! 



Chegou então a altura de fazermos o nosso piquenique: um piquenique feito entre a sombra da árvores acompanhado de muitas conversas... No final com bolo que o D. fez em família para nos oferecer...



Adoramos manhãs no parque e piqueniques com amigos! 


Vamos falar de aviões!

No diário o J. escreveu que queria saber para que servem os aviões! A ele juntaram-se mais alguns amigos que também queriam descobrir mais coisas sobre os aviões. A V. disse logo que podíamos convidar o pai que trabalha nos aviões e sabe muitas coisas.

Combinamos com o João, pai da V., um dia para vir cá e preparamos uma entrevista com o que lhe queríamos perguntar.

No dia combinado, o pai da V. contou-nos muitas coisas sobre os aviões!  Começou por nos falar da sua profissão e explicar tudo sobre o funcionamento dos aviões.
























Vimos alguns vídeos dos aviões e descolar e a aterrar...


E depois fizemos-lhe a entrevista  que o João respondeu ajudando-nos a esclarecer as nossas questões! 

Tivemos ainda oportunidade de partilhar algumas experiências e vivências relacionadas com os aviões...

No final, o João ainda nos preparou uma surpresa e a companhia aérea em que trabalha ofereceu-nos cadernos de pintar e um aviões insufláveis para brincar! 



O nosso recreio transformou-se num aeroporto repleto de aviões! 


Obrigada João pelas descobertas e conhecimentos partilhados! 

segunda-feira, 10 de abril de 2017

"Podemos pintar com os pés como quando éramos pequeninos?"

Na reunião de conselho, ao lermos o diário, a V. R. disse que queria pintar com os pés como quando éramos pequeninos (aqui)

Ao chegarem os dias de primavera, mais quentes e a convidar para brincadeiras na rua, foi tempo de descalçar sapatos e meias e pintar com os pés... 





Foi uma manhã cheia de cor e muito feliz! 


Dia Internacional do Livro Infantil

No passado dia 2 de abril celebrou-se o Dia Internacional do Livro Infantil e foi neste sentido que, no dia seguinte, recebemos a Bru! A Bru é cantadora de histórias e foi com a Bru que viajamos pelo fantástico mundo das histórias... 




O contato diário com os livros é fundamental para promover o gosto pelo livro, pela leitura e pela escrita! Conscientes da sua importância, os livros têm um lugar especial não só na nossa sala mas na nossa escola...


Obrigada Bru!