"Mónica ajudas-me a encontrar o meu nome para marcar a área?" - diz a M.L.
"Eu ajudo-te!" - disponibiliza-se a S.A.
Junto ao mapa de atividades, a S. comparava os nomes escritos no mapa com o nome da M.L. escrito no seu cartão.
A organização do espaço é fundamental de forma a que a criança se organize no espaço e consiga ser autónoma na utilização do mesmo, não dependendo exclusivamente do apoio do adulto mas contando, igualmente, com o apoio dos seus pares. Numa postura colaborativa, a S., ao ter consciência da organização do espaço, apoia a M.L. para que a mesma consiga registar a área para a qual pretende ir, encontrado estratégias para o fazer de acordo com os materiais disponíveis.
Segunda Vala “não
há pedagogia sem organização e que essa organização espelha as intenções
educativas do educador, os diferentes modos de interacção das crianças entre
si, com os materiais e com os adultos. O educador desempenha um papel muito
importante na organização do contexto educativo pois toda a organização
espacial, material e rotina educativa vão influenciar as aprendizagens que as crianças
vão realizar.” (2012, p. 6).
Desta forma, é fundamental que o adulto tenha um olhar atento e reflexivo sobre o espaço de modo a permitir que o grupo seja autónomo nas suas escolhas bem como se apoie mutuamente nas exploração do mesmo, conseguindo levar a cabo as suas intenções.
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