Esta semana iniciamos mais uma vez a correspondência com a sala da Rita, a sala com quem já tínhamos feito correspondência no ano anterior... A Rita é uma amiga da Mónica e educadora numa sala de jardim-de-infância e foi assim que surgiu a proposta de recomeçarmos a correspondência...
E porquê fazer correspondência? Porque a correspondência permite:
- que as crianças se apercebam e se apropriem de uma das funções sociais da escrita: a comunicação à distância;
- que compreendam de forma funcional e contextualizada as complexas exigências da escrita;
- que desenvolvam a linguagem escrita;
- que compreendam a funcionalidade da escrita;
- que cada grupo tenha acesso a um meio diferente;
- conhecer outras formas de trabalhar/organizar o trabalho;
- criar situações desencadeadoras de aprendizagens significativas contextualizadas;
- desenvolver a socialização;
- difundir os produtos culturais produzidos pelos grupos envolvidos.
Manuela Guedes e Íris Neves, MEM - Sábado Pedagógico de Lisboa, 2017
Sem comentários:
Enviar um comentário