Na nossa tarde dedicada às ciências fizemos uma experiência relativa à conservação de água...
Dentro de 3 copos diferentes estava a mesma quantidade de água.
Depois de os observarmos discutimos qual o copo com mais água ou com menos!
Estava tudo muito convito das suas observações:
O copo do meio tem mais água, tem muita. S.V.
O copo do meio tem mais água porque a água está a chegar ao topo. V.S.
O copo que tem menos água é aquele porque está muito baixo. M.S.
O copo mais largo tem menos água. M.N.
Fomos então confirmar estas hipóteses e, para tal, despejamos a quantidade de água de cada copo diferente numa unidade de medida uniforme: um copo de plástico transparente.
O que observamos:
Os copos ficaram todos iguais. P.A.
Todos os copos têm a mesma quantidade de água. S.A.
Magia não pode ser porque não há aqui nenhum mágico! disse a R.V.
Em conjunto, chegamos a uma conclusão:
O copo era muito largo por isso parecia que tinha menos água. - explicou a S.A.
O copo do meio é mais fininho por iso parecia que tinha mais água. - explicou a M.N.
Assim, percebemos que todos os copos tinham a mesma quantidade de água mas como têm formatos diferentes parecia que uns tinham mais água e outros menos.
Fizemos o registo e combinamos comunicar esta experiência à sala da Carmo...
A validação social das descobertas é fundamental dando sentido às aprendizagens e valorizando quem comunica.
A par da nossa comunicação, a Sala da Carmo partilhou a atividade de pintura em que tinham que continuar uma pintura partindo de uma imagem ou padrão.
E tão boa que foi esta tarde=)
ResponderEliminar