domingo, 11 de novembro de 2018

"Porque é que as portas têm números?"

Na reunião de conselho a M. disse que queria fazer um projeto para descobrir porque é que as portas tê números. à M. juntaram-se mais amigos que com ela realizaram saídas à rua para observarmos os números de porta, foram pesquisar e registaram as descobertas realizadas...




Durante a realização do projeto, descobrimos que de um lado da rua estão os números pares e do outro lado estão números ímpares.

Na tarde que dedicamos a desenvolver conceitos matemáticos, fomos descobrir mais sobre o que são números pares e ímpares! Primeiro em conjunto, depois fizemos o registo individual destas descobertas. Este registo permite-nos consolidar conhecimentos e apoiarmo-nos mais individualmente na compreensão dos mesmos....

"Já percebi. É um oadrão. Um número par e outro ímpar, sempre assim!"
"Eu já sei que o 7 é ímpar porque o 6 é par, juntamos mais um fica ímpar."
Terminado o projeto foi tempo de o comunicarmos à sala da Xana!



Depois de comunicarmos o projeto, a Xana inquietou-nos para uma questão: "E se somarmos um número par com outro número par o que acontece? E se somarmos dois números ímpares será que o resultado é um número ímpar?" 

Estas provocações deixaram-nos inquietos e fomos descobrir... Mais uma vez, passamos do grupo para um momento de registo mais individualizado em que contamos com o apoio do adulto e dos nossos pares...

Somamos números pares com números pares e percebemos que obtemos sempre um número par. Somamos números ímpares com números ímpares e obtemos um número par. Somamos um número par com um número ímpar e obtemos um número ímpar!

Para realizarmos estas somas, utilizamos material não estruturado do laboratório de ciências e matemática o que nos apoiou na concretização do raciocínio. 

No entanto, os números pares e ímpares foram além das descobertas de matemática ou do projeto "Porque é que as portas têm números?" e, na tarde de jogos sociais, algumas crianças referiram que queriam fazer jogos com os números pares e ímpares...

Desta vez, através do corpo e do jogo, formamos grupo de número par e ímpar dentro dos arcos de acordo com as instruções dadas...


Também foi a pares que nos concentramos para nos conseguirmos deslocar com uma bola sem lhe tocarmos com as mãos....




Em suma, os projetos permitem-nos ir mais além nas nossas descobertas, relacionar conhecimentos e promover aprendizagens significativas e com sentido para o grupo, tornando as crianças ativas e envolvidas em todo o processo de aprendizagem!

Sem comentários:

Enviar um comentário