Na reunião de conselho a M. disse que queria fazer um projeto para descobrir porque é que as portas tê números. à M. juntaram-se mais amigos que com ela realizaram saídas à rua para observarmos os números de porta, foram pesquisar e registaram as descobertas realizadas...
Durante a realização do projeto, descobrimos que de um lado da rua estão os números pares e do outro lado estão números ímpares.
Na tarde que dedicamos a desenvolver conceitos matemáticos, fomos descobrir mais sobre o que são números pares e ímpares! Primeiro em conjunto, depois fizemos o registo individual destas descobertas. Este registo permite-nos consolidar conhecimentos e apoiarmo-nos mais individualmente na compreensão dos mesmos....
"Já percebi. É um oadrão. Um número par e outro ímpar, sempre assim!" "Eu já sei que o 7 é ímpar porque o 6 é par, juntamos mais um fica ímpar." |
Terminado o projeto foi tempo de o comunicarmos à sala da Xana!
Depois de comunicarmos o projeto, a Xana inquietou-nos para uma questão: "E se somarmos um número par com outro número par o que acontece? E se somarmos dois números ímpares será que o resultado é um número ímpar?"
Estas provocações deixaram-nos inquietos e fomos descobrir... Mais uma vez, passamos do grupo para um momento de registo mais individualizado em que contamos com o apoio do adulto e dos nossos pares...
No entanto, os números pares e ímpares foram além das descobertas de matemática ou do projeto "Porque é que as portas têm números?" e, na tarde de jogos sociais, algumas crianças referiram que queriam fazer jogos com os números pares e ímpares...
Desta vez, através do corpo e do jogo, formamos grupo de número par e ímpar dentro dos arcos de acordo com as instruções dadas...
Também foi a pares que nos concentramos para nos conseguirmos deslocar com uma bola sem lhe tocarmos com as mãos....
Em suma, os projetos permitem-nos ir mais além nas nossas descobertas, relacionar conhecimentos e promover aprendizagens significativas e com sentido para o grupo, tornando as crianças ativas e envolvidas em todo o processo de aprendizagem!
Sem comentários:
Enviar um comentário