sexta-feira, 17 de janeiro de 2020

Peixinhos na nossa sala!

Logo  no início do ano, depois do M. partilhar que foi ao oceanário, ouvimos a história Viva o Peixinho  e construímos um móbil com a ilustração de peixes. Podem ver tudo aqui

Na visita à exposição Estrelas do Pop Art vimos o quadro Save Our Planet Save Our Water de Roy Lichtenstein  com peixinhos e adoramos. Fiquem a saber tudo sobre esta visita aqui



Nas conversas diárias estabelecidas entre escola-família partilhei este interesse crescente do grupo relacionado com os peixes... e fomos surpreendidos com peixinhos oferecidos pela família da C. 






Adoramos ver os peixinhos nadar no aquário! 

Colocamos os peixinhos em cima do móvel da biblioteca de forma a que estejam ao nosso alcance e possamos observá-los sempre que assim nos apetecer. 

Enriquecemos a nossa sala com a imagem do quadro e do seu autor... 





E assim alargamos as nossas experiências na sala e somos responsáveis por todos os dias alimentar os nossos peixinhos! 


De acordo com Folque, Bettencourt e Ricardo((2015) "O planeamento das atividades em creche decorre de diversos pontos de partida, podendo estes concluir em propostas carregadas de significado. Como pontos de partida temos os interesses das crianças manifestados pelo seu comportamentos e pelas suas verbalizações, bem como pelas escolhas espontâneas que fazem; as necessidades das crianças, manifestadas numa dificuldade identificada pelas famílias ou pelos educadores; a vida na creche, em casa ou na comunidade, onde surgem oportunidades e interesses; o contacto com o nosso património cultural e natural a que as crianças têm direito de aceder (ex: histórias, lengalengas, pintura, culinária, ida a um concerto, passeio no campo).  


Promover atividades contextualizadas e com sentido para o grupo é uma preocupação que mantemos na nossa sala. Desta forma é partindo de situações do nosso quotidiano que planeamos aquilo que diariamente acontece. Tal aspeto permite uma prática pedagógica que vá ao encontro do grupo e da cada criança individualmente. 

Sem comentários:

Enviar um comentário