segunda-feira, 17 de fevereiro de 2020

Os interesses individuais enquanto promotores de descobertas em grupo

Na nossa sala, os interesses de cada um são tido em conta no momento de planeamento do processo pedagógico. Os interesses de cada criança, ao serem partilhados, são promotores de novas descobertas em grupo. Deste modo, o T. partilhou alguns materiais relacionados com a quinta: livros e animais da quinta. 



Reconhecendo que os animais são um interesse do grupo, enquanto adulto, planeei um momento de brincadeiras em redor da quinta disponibilizando outros materiais de forma a ampliar as brincadeiras do grupo.

Retirando alguns materiais da sala, disponibilizei uma zona com livros e jogos relacionados coma quinta, massa de moldar para brincarem, alguns materiais naturais como cortiça e pequenos paus e outros materiais....
Depois foi tempo de muitas brincadeiras e descobertas...














Estas brincadeiras acontecem na sala mas também vão além da nossa sala, quando as partilhamos com os amigos das outras salas... 


Reconhecendo o interesse e o envolvimento do grupo nesta brincadeiras o espaço sofreu algumas alterações. Estas alterações refletem a importância do espaço como forma de corresponder aos interesses do grupo bem como a importância do mesmo ser alvo da reflexão por parte do educador. Esta organização do espaço reflete, deste modo, a intencionalidade educativo do adulto para com o grupo. 



Sem comentários:

Enviar um comentário