“A organização do espaço e dos
materiais potencia o desenvolvimento de atividades culturais autênticas
associadas à vida quotidiana (alimentação, repouso, higiene, celebrações,
convívio/usufruto na comunidade e na natureza) ou às atividades próprias de
cada área de conhecimento (ciências, artes).” Folque, Bettencourt &
Ricardo, 2015: 22.
Deste modo, foi necessário pensar de que forma se iria organizar o espaço da sala de forma a promover o desenvolvimento do grupo bem como o decorrer de atividades culturais autênticas.
Esta organização começou a ser pensada aquando das reuniões de anamnese realizadas com os pais ainda antes de setembro e da entrada do grupo. A realização destas reuniões permitiu-me perceber que várias crianças tinham um grande interesse por bolas, deste modo, faria sentido incluir este material na sala. Tal aspeto revelou-se importante e facilitador no momento da adaptação.
Da mesma forma, a sala foi organizada por várias áreas, áreas estas que não sendo estanques, permitem à criança uma maior organização na sala e a simultaneidade de atividades, ou seja, possibilita que diferentes atividades sejam desenvolvidas em simultâneo.
Os materiais, do mesmo modo, estão todos organizados de forma a estarem ao alcance do grupo e etiquetados permitindo-lhes uma maior autonomia na escolha dos mesmos e consequente no momento de arrumação.
Do mesmo modo, é importante que o adulto incentive e apoio as crianças no momento da arrumação...
Na organização do espaço pensamos ainda incluir as famílias no mesmo, colocando fotografias das mesmas nas paredes ou partilhando novidades vividas em família. Estas fotografias permitem às crianças reconhecer as famílias como parte do grupo, desenvolver diálogos em torno das fotografias e, do mesmo modo, contribuir para um sentimento de pertença ao grupo e à sala.
Para além do espaço de sala, o espaço exterior é tido em conta no nosso dia-a-dia, permitindo alargar as relações estabelecidas com outras crianças da escola bem como descobrir novos materiais e brincadeiras.
Compete ao educador manter uma atitude reflexiva em relação ao espaço, uma vez que o mesmo reflete as intenções pedagógicas do educador.
Sem comentários:
Enviar um comentário