quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Diário? O que é isso?

Na nossa sala esta semana introduzimos o Diário. Mas o que é isso do Diário? 

O Diário é um instrumento de pilotagem do Movimento da Escola Moderna constituído por 4 colunas: as duas primeiras colunas para registar as ocorrências positivas e negativas da sala, a terceira coluna para registar as atividades/produções mais significativas da semana e a quarta coluna para registar as nossas propostas e intenções. 

De acordo com Sérgio Niza (1991), o Diário é definido como “a memória histórica e registo cultural de um grupo de alunos com o seu professor, ou de uma escola”. Para além da regulação social do grupo, o Diário é também um meio para a participação ativa do grupo na vida diária da sala e apoia a planificação e avaliação do processo educativo. 

E como surgiu o Diário na nossa sala?

Na reunião da manhã o J. mostrou  o bolo que fez com a mãe para partilhar com os amigos e disse "Eu quero fazer um piquenique com os amigos".

Propus então escrevermos esta proposta do J. numa folha, que seria o Diário da nossa sala, onde podemos escrever aquilo que queremos fazer na sala. A S. lembrou-se do projeto que estamos a fazer (depois conto tudo) e disse que queria fazer um crocodilo grande. Assim surgiram as duas primeiras propostas na coluna do "queremos fazer" do nosso Diário.  Propus também escrevermos o que de mais significativo acontece na nossa sala surgindo assim duas das quatro colunas do Diário: Fizemos e Queremos fazer. 


Escrito no diário, combinamos o local do piquenique e qual o  momento do dia, ou seja, no recreio ao lanche. 

À tarde, o lanche foi piquenique como tinha sugerido o J. e como tínhamos escrito no Diário. 





O Diário está agora ao nosso alcance na parede da sala e, neste momento, é constituído apenas por duas colunas: a coluna do fizemos e do queremos fazer. 

Na reunião da manhã do dia seguinte, escrevemos que fizemos o piquenique no recreio. Este instrumento, na nossa sala, para além das crianças também os pais podem utilizá-lo e escrever as suas propostas.





Esta é a história do Diário na nossa sala. 

1 comentário: