quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Como temos vindo a organizar a nossa sala..

De acordo com Vala:

“No Modelo Pedagógico do Movimento da Escola Moderna, o cenário pedagógico é um elemento fundamental no processo de aprendizagem, uma vez que é organizado pelos elementos do grupo, estando todos envolvidos na sua gestão, o que implica um processo de responsabilização. Assim, o cenário pedagógico é um espaço de trabalho construído em cooperação pela educadora com os seus alunos, o que irá desempenhar um papel preponderante em todo o processo de aquisição e organização das aprendizagens."

Desta forma, a organização da sala tem acontecido de forma progressiva, de acordo com o grupo, com as nossas necessidades, com as problemáticas com que nos temos vindo a debater. Esta organização não acontece de forma rápida nem é pensada apenas pelo adulto, mas sim, de forma gradual com a participação de todos. 


É depois de marcarmos a nossa presença, fomentando o sentido de pertença ao grupo, que iniciamos os nossos dias com a reunião da manhã. Este é um momento em que partilhamos notícias ou  novidades, tornando-nos comuns.  Os interesses ou experiências pessoais são partilhadas com o grupo, deixando de ser só nossas mas passando a ser do conhecimento de todos. 


A reunião da manhã é também o momento em que planificamos o nosso dia, em que se laçam propostas e se combina quem nos pode apoiar na concretização nas nossas propostas..



Enquanto exploramos a sala somos confrontados com diferentes materiais com muitas potencialidades que ainda desconhecemos. Assim, em grupo temos vindo a descobrir as áreas da sala e os vários materiais. É o caso do laboratório de ciências e matemática...



Esta descoberta em grande grupo permite uma exploração mais intencional no momento da escolha da áreas, permitindo-nos olhar com outro significado para os materiais que nos estão disponíveis.



Descobrimos em conjunto como se fazia "aquele jogo da caixa grande"


e numa outra manhã desafiamos um amigo e vamos tentar fazer aquele jogo.


Temos também vindo-nos a aperceber das tarefas em que podemos participar e decidimos organizar o mapa das tarefas promovendo a participação de todos no bom funcionamento da sala e dividindo responsabilidades...




É também em grupo que vamos abordando as problemáticas que surgem no seio do mesmo. Partilhamos os problemas, contribuímos com as nossas opiniões e apresentamos soluções para a resolução dos mesmos. Foi deste modo que surgiram as regras da sala, que temos vindo a construir. Só desta forma participada por todos é que as regras fazem sentido e são reconhecidas por todo o grupo. 




Ainda não terminamos de organizar a nossa sala, vamos organizando de acordo com os nossos interesses, com as dificuldades que vamos encontrando no nosso dia-a-dia. Sem pressas, porque mais que organizar é fundamental que esta organização seja compreendida e participada por todos. É assim que nos temos apercebido que precisamos de fazer a nossa agenda semanal, para "não nos esquecermos do dia da ginástica!" 

1 comentário: