Na reunião da manhã, o M. mostrou-nos as 3 romãs que a avó lhe deu para partilhar com os amigos!
"Esta é a mais leve porque é pequenina" disse o M. e desafiou-nos a pegar-lhes!
"Estas são grandes" - disse-nos!
"E qual é a mais pesada?" - perguntei.
Não sabíamos bem.. Se alguns achavam que era uma, outros diziam que era a outra.
"Querem pegar para ver como são as duas pesadas" dizia o M.
"Como é que podemos descobrir qual a romã mais pesada?"
"Com a balança" - lembrou-se a R.
Assim foi, com a balança do laboratório da ciência e da matemática pesamos as romãs e percebemos que a romã mais pesada era a maior. Também percebemos que quanto mais pesada era a romã mais o "pauzinho" (ponteiro da balança) andava.
Depois destas descobertas em grupo, um pequeno grupo registou as descobertas feitas e preparou as romãs para o almoço.
No final da manhã, comunicamos aos amigos...
Ao almoço, comemos romã!
Com as famílias provamos novos sabores e a desenvolvemos conceitos matemáticos que nos fazem mais sentido quando percebemos a sua funcionalidade.
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