segunda-feira, 1 de maio de 2017

"Pode ajudar-nos e pôr uma passadeira mais perto da nossa escola?"

Depois de recebermos a visita da equipa da PSP da Escola Segura na nossa sala para responder a algumas questões, combinamos uma saída à comunidade para falarmos de como devemos andar em segurança nos passeios e quais os cuidados a ter ao atravessar a estrada.

Em conjunto com este equipa, resolvemos ir ao parque. Saímos da nossa escola e  fomos pelo passeio até à passadeira mais próxima.


A Tânia, agente desta equipa, explicou-nos que no passeio devemos ir sempre junto ao muro ou à parede e de mão dada aos nossos pais ou amigos.


Chegados à passadeira, observamos o local e conversamos sobre o que vimos: 
"A passadeira é muito grande." (J.J.)
"A passadeira tem semáforos. Quando está verde nós podemos passar, quando está vermelho temos que esperar." (S.A.)
"Esta estrada tem sempre muitos carros." V.S.


Falamos de aspetos importantes a ter em conta no momento de passar a passadeira e quando o semáforo ficou verde para nós, atravessamos...


Foi no parque que conversamos mais calmamente sobre todos os aspetos a ter em conta para atravessar a passadeira em segurança, colocamos as nossas duvidas e relatamos as nossas experiências.



Sabiam que quando atravessamos a passadeira não devemos ir a conversar mais sim com muita atenção à estrada? Nas passadeiras também não podemos brincar, saltar ou correr porque podemos cair. 

E quando uma passadeira não tem semáforos, o que devemos fazer?
É muito importante pararmos sempre na passadeira, olhar para a esquerda, depois para a direita e novamente para a esquerda. Se não vier nenhum carro ou os carros pararem podemos atravessar. 

Percebemos também  que junto da nossa escola não existia nenhuma passadeira e que tínhamos que andar muito até encontrar a passadeira mais próxima. 

Depois de falarmos sobre quais os comportamentos a adoptar para estarmos em segurança, fomos brincar no parque.


Foi tempo de voltarmos para a escola e de dizemos "até ja" a esta equipa que nos acompanhou e nos ajudou a ficar a saber mais sobre este tema!



Já na escola, depois de registarmos todas estas descobertas, estivemos a pensar sobre a problemática de não existir uma passadeira perto da nossa escola e o que poderíamos fazer. 


Depois de várias sugestões, a V. disse que podíamos "pôr uma passadeira perto da nossa escola" "porque assim ficamos menos cansados e mais felizes " acrescentou o João. 

Foi assim, que decidimos escrever uma carta ao presidente da Junta de Freguesia de Alvalade e pedimos-lhe ajuda para resolver o nosso problema.


Seguimos até ao marco do correio e pelo caminho explicamos a quem encontramos para quem era aquela carta.



Crescemos com o sentido que somos cidadãos ativos na mudança da sociedade em que estamos inseridos, reconhecendo-nos um papel interventivo e participativo. Assim, aguardamos uma resposta e uma passadeira mais perto da nossa escola.

Mais uma vez, obrigada à equipa da PSP da Escola Segura por nos acompanharem e nos ajudarem!

1 comentário: