segunda-feira, 6 de novembro de 2017

"Eu ajudo-te!"

"Mónica ajudas-me a encontrar o meu nome para marcar a área?"  - diz a M.L.
"Eu ajudo-te!" - disponibiliza-se a S.A.


Junto ao mapa de atividades, a S. comparava os nomes escritos no mapa com o nome da M.L. escrito  no seu cartão.

A organização do espaço é fundamental de forma a que a criança se organize no espaço e consiga ser autónoma na utilização do mesmo, não dependendo exclusivamente do apoio do adulto mas contando, igualmente, com o apoio dos seus pares. Numa postura colaborativa, a S., ao ter consciência da organização do espaço, apoia a M.L. para que a mesma consiga registar a área para a qual pretende ir, encontrado estratégias para o fazer de acordo com os materiais disponíveis. 

Segunda Vala “não há pedagogia sem organização e que essa organização espelha as intenções educativas do educador, os diferentes modos de interacção das crianças entre si, com os materiais e com os adultos. O educador desempenha um papel muito importante na organização do contexto educativo pois toda a organização espacial, material e rotina educativa vão influenciar as aprendizagens que as crianças vão realizar.” (2012, p. 6).

Desta forma, é fundamental que o adulto tenha um olhar atento e reflexivo sobre o espaço de modo a permitir que o grupo seja autónomo nas suas escolhas bem como se apoie mutuamente nas exploração do mesmo, conseguindo levar a cabo as suas intenções. 

Sem comentários:

Enviar um comentário