quinta-feira, 19 de abril de 2018

Plásticus Marítimus

Recebemos a Ana e ficamos a conhecer o seu projeto Plásticus Marítimus para nos falar dos plásticos que vão parar às praias! 



A Ana trouxe-nos alguns elementos que recolhe todos os dias da praia... 

Alguns são elementos da natureza que vão lá parar por causa dos ventos como paus, pinhas ou ovos de alguns animais, como por exemplo da raia... Ou  um cavalo marinho já seco!



Depois encontramos lixo como metais  e plásticos... Muitos plásticos! 



Não só os plásticos que as pessoas deixam na praia mas também aqueles que são arrastados pelo vento e ficam nas praias ou aquele que deitamos pela sanita e vai parar à praia como por exemplo, os cotonetes...

Falando nas coisas que deitamos na sanita, fizemos uma experiência para perceber o que acontece se deitarmos o papel higiénico ou as toalhitas na sanita...



Colocamos papel higiénico numa garrafa com água e uma toalhita noutra garrafa com água! Depois de mexermos ambas muito bem, rapidamente verificamos que o papel higiénico "desapareceu" mas a toalhita não...























Vimos também um filme em que mostra a Ana a apanhar o lixo da praia e a criar uma escultura apenas feita de plásticos que lá encontrou: de um esqueleto de baleia!


Percebemos qual o impato que o lixo tem na vida dos animais marinhos pois alguns animais pensam que o lixo é comida e ficam doentes! 



No final, a Ana trouxe uns bonecos e, como veterinários, cuidamos do nosso animal... A causa facilmente foi detetada: os plásticos que os animais comeram estavam a deixá-los doentes.


No final, ainda com alguns plásticos recolhidos na praia, a Ana lançou-nos um desafio: desenhar um animal partindo de um pedaço de plástico à nossa escolha! 




Foi uma manhã muito importante! Percebermos qual o impato das nossas ações junto do meio ambiente e o que podemos fazer para alterar comportamentos! 

Na nossa sala podem encontrar a exposição das nossas produções!


Se quiserem ficar a conhecer melhor o projeto dos Plásticus Marítimus passem pela página de facebook aqui!


Obrigada Ana pela manhã maravilhosa! 

Sem comentários:

Enviar um comentário