segunda-feira, 26 de novembro de 2018

Podem ajudar-nos a juntar mais copos de iogurte?

A Fátima foi à nossa sala com um pedido de ajuda: depois de observar o interesse da C. em brincar com os copos que o T. levou para o lanche, a Fátima veio à nossa sala pedir-nos ajuda para juntar mais copos de iogurte para ampliar estas explorações que a C. tinha demonstrado interesse.

Rapidamente dissemos que sim e começámos a lavar todos os copos de iogurte depois do lanche. Ao final de 3 dias e já com o balde, onde tínhamos combinado guardá-los cheio, fomos saber quantos copos conseguimos guardar, uma atividade de reservamos para a tarde de trabalho curricular comparticipado de matemática.

Ao vermos os copos cada um fez a estimativa do número de copos que tínhamos conseguido juntar, comparando, posteriormente, a sua estimativa com o número de copos.



Depois de percebermos que juntamos 47 copos, a Mónica lançou um desafio: se juntámos 47 copos e sabemos que o berçário tem 7 bebés, quantos copos ficam para cada bebé? inquietando para diferentes operações matemáticas. 
Foi então que percebemos que teríamos que dividir o número de copos pelo número de bebés.





Chegámos à conclusão que cada bebé ficaria com 6 copos. No total, os 7 bebés tinham 42 copos e que ainda sobravam 5 que poderíamos deixar na sala da Fátima para o caso de algum copo se estragar. 

Fomos então à sala da Fátima para deixar os copos que juntamos. 




Já na nossa sala foi tempo de registarmos estas descobertas...






Dias depois recebemos a visita da sala da Fátima com fotografias das explorações dos bebés com os copos de iogurte em forma de agradecimento. 



Este ano as trocas com a creche têm sido uma constante, aumentando assim o reportório cultural de ambos os grupos e reconhecendo nas crianças um papel ativo no seu processo de crescimento bem como nas restantes crianças da comunidade educativa. Cabe ao adulto, adequar a prática pedagógica, reconhecendo a potencialidade das propostas que chegam até ao grupo e que tornam as aprendizagens carregadas de significado e sentido para quem as vivência. 


Sem comentários:

Enviar um comentário