terça-feira, 3 de março de 2020

Das situações do dia-a-dia para um planeamento significativo

Na nossa sala procuramos que todas as propostas que acontecem tenham um sentido para o grupo. Deste modo, as propostas surgem do interesse ou de uma necessidade da criança, de uma partilha da família ou de uma observação da equipa. 

Na nossa sala temos um aquário com 2 peixinhos e, todas as tardes depois do lanche, colocamos o aquário no chão e damos comida aos peixes. Numa rotina já apropriada pelo grupo, as crianças aproximam-se, esticam a mão onde coloco o alimento e deitam-no no aquário. Ali ficam a observar  os peixinhos em busca de alimento. 



Num destes momentos, o V. mandou para dentro do aquário uma bola de plástico de um jogo da sala e ficou a observá-la a flutuar no aquário, enquanto chamava a atenção do adulto apontando para a bola admirado. 

Partindo desta situação, no dia seguinte, com o apoio da Vanessa (estagiária da Escola Superior de Educação de Lisboa) planeamos uma experiência para observar e explorar as características dos materiais da nossa.

Enchemos uma caixa grande e transparente com água e  colocamos ao dispor do grupo alguns materiais... 

Foram pegando nos mesmos e colocando-os na caixa com água. 



Curiosos foram observando o que estava a acontecer, foram procurando outros materiais na sala e colocando-no na caixa...






Sobretudo, foi um momento que permitiu muitas brincadeiras e explorações...


Num olhar atento do adulto que observou o envolvimento de cada criança, a sua participação e foi legendado estas brincadeiras. 

No final, foi tempo de limpar o chão e mudar de roupa num trabalho de equipa que se revela fundamental no dia-a-dia de uma sala. 

Sem comentários:

Enviar um comentário